terça-feira, 7 de abril de 2009

O PODER DE DEUS NO MINISTÉRIO DE JOHN WESLEY

Durante 53 anos de um ministério incansável, Wesley chamou a si mesmo de "homem de um livro só" — a Bíblia. Ele escreveu, todavia, mais de 200 livros, editou uma revista, compilou dicionários em quatro línguas — tudo escrito a mão. Ele percorreu a Inglaterra a cavalo, num total de 250.000 milhas. Durante anos, fez uma média de 20 milhas diárias e muitas vezes andava 50 a 60 e até mais milhas por dia, parando para pregar ao longo do caminho. Ele pregou 40.000 sermões — raramente menos que dois por dia e às vezes sete, oito ou até mais.
Aos 83 anos queixou-se de que não podia ler nem escrever mais de 15 horas por dia sem que os olhos doessem. Lamentou não poder pregar mais que duas vezes por dia, e confessou sua crescente tendência de permanecer na cama até as 5.30 da manhã. Aos 86 continuava levantando-se nessa hora para orar.
Qual o segredo da sua tremenda energia ou, mais ainda, o segredo do selo continuado de Deus sobre o seu ministério? As anotações da sua agenda nos dias 3 e 15 de outubro de 1738 evidenciam os seus anseios por uma experiência mais profunda. Os historiadores apontam para uma ocasião, seis meses depois do seu novo nascimento. Ouçam as palavras dele, escritas no diário: "Segunda-feira, 1º de janeiro de 1739. Os srs. Hall, Kinchin, Ingham, Whitefield, Hutchins e meu irmão Charles estiveram presentes à nossa festa de confraternização em Fetter-lane, com cerca de 60 de nossos irmãos. Às três da manhã aproximadamente, enquanto continuávamos em oração, o poder de Deus veio tão intensamente sobre nós, a ponto de muitos clamarem por júbilo e outros tantos caírem no chão. Tão logo nos recobramos um pouco desse temor e surpresa com a presença de Sua majestade, falamos todos juntos: 'Te louvamos, ó Deus, reconhecemos que Tu és o Senhor'".
A partir dessa data, Wesley pregou com tanta autoridade e poder que milhares se renderam ao Senhor. Seus diários, que ele guardou fielmente no correr dos anos, contam a respeito de indivíduos tomados subitamente de profunda convicção de pecados dada pelo Espírito Santo. Sob a pregação de Wesley, as pessoas muitas vezes gritavam com grande angústia de alma, algumas caindo no chão sob o peso da mão de Deus enquanto se arrependiam. Dentro de minutos elas passavam a se rejubilar com a maravilhosa segurança de terem os seus pecados perdoados e uma profunda percepção da paz de Cristo. As pessoas viam os seus pecados como eles são aos olhos do nosso Deus santo e clamavam por livramento. Algumas eram acometidas de tremor diante da temível presença de Deus.
Em 25 de abril, enquanto Wesley pregava, "imediatamente um, depois outro, e outro caíram no chão; eles caíam em toda parte, como atingidos por um raio". Parecia ser quase uma repetição da experiência de Paulo em Damasco. As pessoas eram sempre tomadas por uma revelação terrível de Deus e da profundidade do seu pecado. Os críticos que ficavam a volta eram subitamente acometidos da mesma convicção e convertidos na mesma hora. Um forte oponente foi repentinamente jogado para fora da cadeira e prostrou-se invocando a Deus.
Assim como Deus usou a John Wesley e seus amigos, quer nos usar também!

Um comentário:

N.Washington disse...

Graça e Paz Amado!
Gostei muito do seu Blog e esse artigo sobre o JOHN WESLEY é maravilhoso, esse homem foi verdadeiramente um grande homem de Deus, precisamos de homens como ele em nossa geração...
Fica com Deus amado Irmão!!!